segunda-feira, 29 de junho de 2009

Plano de Prevenção, Segurança e Regras de Campo - XXIII ACAREG

Companheiros

Venho falar-vos de um assunto que penso que será do interesse de todos, a Segurança, quando falo em segurança falo nos procedimentos mais básicos e que deveriam ser do conhecimento geral. Apresentou-se uma ideia de uma cozinha padrão que na minha opinião é excelente e que deveria ser aproveitada por todos, porque garante a segurança de quem nela trabalha assim como defende toda a área em volta.

Não me oponho a que os jovens possam ser inovadores e apresentar ideias novas, (mas será que vai haver ideias novas e será que irão dar atenção às regras de segurança?) elas são importantes e serão sempre bem vindas, por parte desta equipa encarregada da segurança do ACAREG, porém peço-vos que façam chegar aos elementos inscritos esta preocupação com a segurança, que não é só sobre cozinhas mas também de como devem andar na estrada alertá-los de que a legislação em vigor aplica-se a todos nós desde o Lobito ao Dirigente. Não são só os miúdos que são obrigados a usar colete na estrada, nós adultos também somos obrigados e muitas vezes esqueçemo-nos. Nas cozinhas deverá ser obrigatório haver sempre um dirigente por perto nunca os jovens sozinhos, aqui estou a incluir os Pioneiros porque os acidentes de que há noticia com estes na sua maioria foram por excesso de confiança, e nunca está um dirigente por perto quando ocorre o acidente.

Em relação às cozinhas deixo aqui algo que poderão num texto vosso, distribuir pelas Patrulha ou Equipas inscritas, informação nunca é de mais e mais vale prevenir do que remediar.

COZINHAS

As bilhas de gás não podem ser enterradas no chão.
A base das bilhas terá de estar no mínimo a 25cm de altura do chão (para bilha tipo camping gás com fogão atarraxado).
Evitar a exposição prolongada e directa ao sol de qualquer tipo de bilha de gás (é importante que esta área, se possível, seja coberta).
O local onde instalarem a cozinha tem de estar limpo de mato à volta da cozinha, numa área não inferior a 3 metros, 5 metros será o ideal.
As cozinhas terão de estar afastados das tendas, 5 metros será o ideal sendo o mínimo 3 metros.
As protecções das cozinhas (guarda vento) não poderão ser em material facilmente inflamável(como toldos plásticos, hoje muito na moda) um pano de tenda é um excelente guarda vento não pega fogo com muita facilidade.

Seria bom que todas as secções, adoptassem as mesmas medidas que os exploradores adoptaram, ou seja 1 balde com areia/terra junto de cada cozinha, já que não é possível fornecermos 1 extintor a cada patrulha ou equipa.

Penso que cada patrulha ou equipa pode e deve adquiriR para si um extintor de incêndio pequeno de entre os 2Kg e os 3Kg para a classe de incêndios do tipo ABC é fácil de transportar, é fácil de utilizar e tem um preço acessível. Este equipamento numa situação de emergência é suficiente num primeiro ataque ao foco de incêndio.

Canhota
Jorge Carreira
DRPCS



Regras Do Xxiii Acareg

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial